• UMA POR DIA

VEE WAYWARD | MESSIAS EMPALADO (SP)

Atualizado: Ago 22




Vee Wayward é natural de Mogi das Cruzes e atualmente vive em Campinas - SP. É atriz, drag (queen e king), performer e desde 2017 é vocalista da banda Messias Empalado.


Vee Cresceu ouvindo bastante rap nacional, funk dos EUA e MPB, por influência dos seus pais. Ela e sua irmã adoravam dançar e cantar assistindo aos canais de música na televisão. Começou a estudar Teatro na escola em 2008 e logo entrou nas aulas em uma associação de bairro, a Escola de Artes da AJPS, em Mogi das Cruzes. No ano seguinte, entrou também nas aulas de ballet clássico e dança contemporânea na mesma associação. Foi na AJPS ainda, que Vee teve sua primeira experiência com banda, como vocalista da banda Charanga.


Ouvia bastante metal sinfônico e era fissurada por canto lírico, mas não conseguia se dedicar a estudar música. Em 2012 montou sua primeira proto-banda - que não foi pra frente. Depois de dois anos de aula de canto na AJPS, decidiu entrar no curso técnico em Regência, pra colocar mais foco na música erudita.


Algumas de suas influências musicais são Diamanda Galás, Lisa Gerrard, Nina Simone, Ian Curtis, Egor Shkutko, Katie Jane Garside, Kate Bush. Muita música popular e tradicional, além de todas as suas influências da formação artística em Teatro e Dança.


Em 2016 Vee se mudou pra São Paulo com seu namorado, terminou o curso técnico e começou a dar aulas de canto. No ano seguinte viu o post da artista Karine Profana, falando sobre montar uma banda. Interessada, entrou em contato com Karine e desde então segue como vocalista da Messias Empalado, que faz um som influenciado por EBM, Dark Wave, Post Punk, Noise e Industrial.


A banda é formada por integrantes que fazem parte da sigla LGBTQ e voltada à temática anti-cristã, anti fundamentalistas religiosos e contra toda opressão às minorias sociais.


A Messias Empalado é: Gustavo Knup (baixo e voz), Vee Wayward (voz), Letícia Figueiredo (bateria) e Karine Profana (teclado).



Fotos: Facebook




DISCOGRAFIA MESSIAS EMPALADO

- Demo | Músicas "Ave Maria" e "Insanae Et Vanae Curae" (2018)

- O Evangelho dos Tempos de Ódio | Álbum (2020)




O ano de 2019 foi intenso, como um prenúncio do hiato forçado desde 2020, devido à pandemia. A banda se apresentou em muitos palcos e festivais LGBT, como o Resistência Transviada, Mulheres Livres e Missa Negra LGBT, além de eventos como o Vegfest. Durante a pandemia a banda pausou suas atividades e segue aguardando o melhor momento para voltar à ativa.


Enquanto isso, você pode conferir a apresentação ao vivo da banda no festival Esquema Underground, com a música BolsoNazi.




Em sua carreira solo, Vee Wayward gosta de explorar sua voz como atriz, cantora e performer. Ela participa de outros projetos artísticos além da banda, como a Missa Negra LGBT, Festa LGBT+ realizada em São Paulo que celebra o horror, a podridão e o glamour através da música e das apresentações de artistas drag.



Fotos: Viviane de Paoli (Lady Lazzarus) / Facebook




Também faz parte do elenco do Roleta Drag, um divertido show online de variedades de drag queens, comandado pela apresentadora Priscilla Queer. Sorteadas pela roleta, Lyra D. Lírio, Vee Wayward e Filipa Luz fazem performances musicais, circenses, teatrais e de improviso.





Alguns dos seus momentos mais marcantes no Teatro foram durante a performance "Identidade I - Plástico" e "Autômato Mundi" com o grupo Quântica Teatro Laboratório. As performances eram feitas na rua, fizesse chuva ou sol, frio ou calor. e também o espetáculo "A Palavra", da Escola de Artes AJPS, e o espetáculo "SER TÃO", da Charanga, em 2012.


Toda experiência de Vee como atriz e bailarina complementam a sua performance também na música. A maior parte da gravação do álbum "O Evangelho dos Tempos de Ódio", por exemplo, foi gravada em um único take.


Atualmente está lendo a biografia do Zé do Caixão. Em seu tempo livre gosta de assistir anime, jogar Pokémon e Play Station 1 e 2, além de filmes antigos, drama, terror, comédias leves, desenhos escatológicos e até mesmo os infantis. Consome um pouco de tudo que a Arte oferece, seja erudita, popular, comercial ou tradicional. Costuma dizer que logo depois dos cursos que faz, assiste Bob Esponja ou Furo MTV pra descansar a mente.

Seus planos para um futuro sem pandemia incluem reunir a banda, matar as saudades, voltar aos ensaios, gravar uma das músicas que ainda não foi gravada em estúdio e claro, voltar aos palcos! Ela também acredita que o espaço virtual veio pra ficar e que é necessário continuar ocupando esses espaços, além de voltar aos físicos. Vale sempre lembrar que internet nasceu como um território livre.



Vee faz questão de frisar, assim como fez no seu TCC, que só conseguiu fazer tudo o que fez porque sempre teve apoio da família - mesmo depois de se assumir trans. Tendo sempre uma casa pra voltar, um prato de comida pra comer e a possibilidade de se dedicar apenas aos estudos.



Foto: Ana di Castro



"Em tempos que as trevas retornam, que esferas políticas se infestam de líderes religiosos sedentos por domínio, cheios de amor pelo poder, com todo o espaço e apoio pra gerar simbiose com os setores mais reacionários da sociedade e usando seu mote de "família tradicional", usam a deturpação chamada "ideologia de gênero" pra nos colocarem como ameaças, cercearem nossa liberdade, nos perseguir com discursos que nos condenam e oferecem cura ao que não é doença; Nesses tempos sombrios não nos calaremos, a força de nossa criação é a blasfêmia, que de maneira alguma é um discurso de ódio ou intolerância religiosa, é tão somente reação contra os representantes religiosos que usam suas crenças e seus interesses "humanos, demasiadamente humanos", pra nos condenar, criar leis pra deixar nossa vida ainda mais à margem e á mercê de todo tipo de exclusões e agressões."


Bio - Messias Empalado

COLABORE!

Siga nas redes sociais os perfis de Vee Wayard, da banda Messias Empalado, do programa Roleta Drag e da festa Missa Negra LGBT. Curta, comente, compartilhe, se inscreva no canal do Youtube. Vamos nessa?


Spotify

Messias Empalado


Instagram

Vee Wayward

Messias Empalado

Roleta Drag

Missa Negra LGBT


Facebook

Vee Wayward

Messias Empalado

Roleta Drag

Missa Negra LGBT


Youtube

Roleta Drag

Missa Negra LGBT



Ouça o álbum O Evangelho dos Tempos de Ódio no Spotify



97 visualizações

Posts recentes

Ver tudo