• UMA POR DIA

VANESSA RAFAELLY | MERCY KILLING (PR)



Vanessa Rafaelly é natural de Belém do Pará e atualmente vive na cidade de Curitiba - Paraná. É cantora, compositora, voice Coach / professora de cantora e modelo plus size. Desde 2020 é vocalista da banda de thrash metal Mercy Killing.


Vanessa é graduada em Administração com ênfase em Recursos Humanos e especialista em docência do ensino superior. Atualmente é graduanda em Bacharelado em Canto na Belas Artes do Paraná e atua com a Studio Voz Paraná, escola que fundou em 2018, onde a técnica vocal é desenvolvida junto a conhecimentos sólidos em fisiologia e saúde vocal. Além disso, também gerencia a a Clair de Lune, agência de músicos para eventos.



Seu interesse por música começou por volta dos 5 anos de idade, com o incentivo dos avós. Fazia aulas de piano clássico e era viciada em ouvir LPs e rádio, principalmente a rádio cultura, que a estimulou a seguir carreia como cantora lírica. Vanessa era fascinada pelo Luciano Pavarotti e começou a cantar aos 8 anos de idade.


Na adolescência, ainda em Belém do PArá, procurou aprimorar sua voz e frequentou a Escola de Música e Artes da Universidade Federal do Pará, cursando o Técnico de Canto Lírico. Continuei os estudos no Amapá na Escola de Música Walkiria Lima. Foi aluna de grandes cantores, entre eles Carlo Colombara (Itália), Neyde Thomas (Parana), Ivanna Speranza (Argentina), Vera Vigário (Pará). Atualmente é aluna da Doutora em voz, professora e cantora Márcia Kaiser no Paraná.


Participou de diversas óperas e corais, como Turandot, La Traviata, Carmen, As Bodas de Fígaro e João e Maria, além dos musicais Os miseráveis, Carmina Burana, Nona sinfonia de Beethoven. Vanessa também já se apresentou junto ao cantor e maestro Andre Matos, como parte da banda do artista.


Fotos: Reprodução | Facebook



Sua primeira experiência com banda foi aos 14 anos com a banda Stygia, de Heavy Metal Tradicional. Também fez parte da Templários (Power Metal Melódico), Gladiador (Heavy / Glam metal), Seed Falls (Heavy / Thrash Metal), Mysterial (Power Metal Melódico), The Last Evenfall (Gothic Metal).



Em 2020 entrou como vocalista na veterana banda de thrash metal Mercy Killing.



A banda lançou em 2021 um EP “ao vivo no estúdio”, gravada em outubro de 2020, que marca a estreia de Vanessa com o grupo. O registro conta com 12 músicas, de todas as épocas da história da banda, que tem mais de trinta anos de estrada.


A Mercy Killing é: Texa Hard (guitarra), Marlonn Fabricio (bateria), Vanessa Rafaelly (voz) e Leonardo Barzi (baixo)




Fotos: Reprodução | Facebook



A banda foi fundada em 1988 em Salvador, com o intuito de fazer thrash metal com influência das bandas que os integrantes ouviam na época, como Nuclear Assault, Varukers, Slayer, entre outras. Em 1997 a banda pausou suas atividades e retornou em 2002 na cidade de Curitiba, por iniciativa do seu membro fundador Leonardo Barzi, se aproximando do estilo metal punk, com maior influência de death metal.


As letras da Mercy Killing tem forte influência de autores anarquistas e socialistas, como Bakunin, Malatesta, Chomsky, Marx e Paulo Freire, entre outros.


Um dos destaques da trajetória da banda foi a apresentação no evento Palco do Rock, em Salvador - BA, primeiro Festival de Rock no Carnaval do mundo e maior festival de Rock Independente do Norte e Nordeste do País.



DISCOGRAFIA MERCY KILLING

Toxic Death | Demo (1993)

Living in my Madness (1995)

Under the Acid Rain | Demo (2001)

Life Live | Demo (2002)

Dominant Class | Demo (2003)

The Thrasher | Demo (2013)

Euthanasia | Álbum (2015)

Tales... | Demo (2017)

Alive and Kicking | Álbum ao vivo (2017)

Escravo Neoliberal | EP (2019)

Tumulto ao vivo | Álbum ao vivo (2020)

Ensaio ao vivo | Demo (2021)





Um dos vídeos mais recentes no YouTube da banda é o vídeo da performance da banda no Festival Online Dopesmoke (Salvador - BA), da música Thrash'till Death.





Vanessa Rafaelly também faz parte de outros projetos musicais: é vocalista da banda Seyren (cover de Nightwish), Lady Evil (Hard/Heavy Metal & Clássicos dos anos 80 e 90), Easy Band (Músicas românticas que marcaram os anos 80) e tem um duo de voz e violão que traz em seu repertório clássico dos anos 80 e 90. Além disso, faz parte da Ópera João e Maria. Sempre faz Lives em casa e já cantou em grandes teatros no Brasil e casas de shows como: Teatro Guaíra, Sesc e Teatro Oscar Niemeyer



Fotos: Reprodução | Facebook



Durante a pandemia, segue participando de entrevistas, lives e outras atividades online com todos os seus projetos, principalmente com a Mercy Killing e a Seyren. Seus planos para um cenário pós-pandemia incluem se dedicar à sua agência de músicos para eventos e trabalhar bastante como cantora para compensar esses quase dois anos de pandemia. Também tem previsão de participar de óperas e musicais e trabalhar em lançamentos de material inédito com as bandas.


Vanessa Rafaelly mantém o seu trabalho como Voice coach e professora de canto no Studio Voz Paraná. Inclusive ela está trabalhando na elaboração de e-books e cursos online. Vanessa é uma renomada professora de canto, atuando em diversos estilos como MPB, Soul, Rock, Metal, Blues, Jazz, Ópera, entre outros.



A escola de canto Studio Voz Paraná oferece condições especiais para aulas presenciais e a distância, com metodologia inovadora para todos os níveis e idades. Nelas, são desenvolvidos temas pertinentes como afinação, respiração, apoio, fisiologia e saúde vocal, interpretação, técnicas de gravação em estúdio e shows ao vivo, tudo de uma maneira didática e simples.


No seu tempo livre, gosta de assistir filmes do gênero Terror, Gore, Suspense e leituras voltadas para cultura Steampunk e a temática pós-apocaliptica. Além de todo o seu trabalho com os projetos na música, Vanessa também é modelo plus size.




Também participa de eventos com Steamplay. Uma de suas personagens é baseado no Mr.Bison do jogo Street Fighter, do qual Vanessa é fã. Ela então criou a versão steampunk e fez a Senhora Bison.



SITE OFICIAL MERCY KILLING

https://mercykilling.mus.br


COLABORE!

Siga os perfis de Vanessa Rafaelly, Mercy Killing e Seyren nas redes sociais. Se inscreva no canal do Youtube, curta, comente, compartilhe, recomende! Vamos nessa?


Instagram

Vanessa Rafaelly

Mercy Killing

Seyren



Facebook

Vanessa Rafaelly

Studio Voz Paraná

Mercy Killing

Seyren



Youtube

Vanessa Rafaelly

Mercy Killing

Seyren



Bandcamp

Mercy Killing



Spotify

Mercy Killing



CONTATOS

Vanessa Rafaelly: vancantora@hotmail.com

Mercy Killing: lbarzi@gmail.com

Studio Voz Paraná: (41) 992321405










59 visualizações

Posts recentes

Ver tudo