• UMA POR DIA

VAL BECKER | RÁDIO GRAVIOLA (RJ)



Val Becker é jornalista, radialista, produtora e editora de conteúdo digital, podcaster e DJ.

Em 2008, criou e, desde então, é diretora da web-Rádio Graviola, uma das pioneiras no espaço web.


A Rádio foi criada em com o intuito de oferecer um espaço para a livre experimentação sonora, para a divulgação de músicos independentes brasileiros dos diversos gêneros musicais e para a veiculação de conteúdos que não encontram voz nas rádios comerciais.


Hoje, a Rádio Graviola é considerada uma das pioneiras no espaço web, pois quando foi criada quase não existiam rádios web no Brasil. Esse pioneirismo se estende às transmissões ao vivo em áudio, via web, de shows e eventos de todos os portes.



Em 2016, 2017 e 2018, a Graviola foi reconhecida como a melhor web-Rádio do Brasil pelo Prêmio Profissionais da Música, promovido pela GRV Produções, em parceria com a Associação Brasileira de Música Independente (ABMI), em Brasília.


Em outubro de 2016, a rádio foi indicada ao Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo (APCA), pelo lançamento em formato físico de uma coletânea formada somente por artistas independentes que passaram pela sua programação e, em dezembro do mesmo ano, foi semifinalista do Prêmio Brasil Criativo, na categoria Música. A coletânea Rádio Graviola foi um projeto viabilizado por financiamento coletivo. Entre 700 artistas independentes que passaram pela programação da rádio em 2015, 170 responderam positivamente e com todos os requisitos necessários para fazer parte do disco. Desses 170, a curadoria fez a difícil escolha de 30.

A coletânea foi lançada em formato físico, em junho de 2016, e está disponível em formato digital.

É só dar o play:



LADO A

1- Gabi Buarque – Gafieiríssima

2- Kris Maciel – Só depois que o Samba se acabar

3- Caio Castelo – Porém

4- Zuza Zapata – Pegue Uma Mochila

5- Supercolisor – Valentina

6- Laura Jannuzzi – Quando sei

7- Geminianos – Palavras e Canções

8- Lara e Os Ultraleves – Ainda é Tempo

9- Simplício Neto & os Nefelibatas – Vitrola

10- Brancunians – Vai Saber

11- Meta Loris – Pomba cão

12- Vó Tereza – Um Tanto de Você

13- Luiz Lopez – Caipira Do Mundo

14- Barbie Suburbana – Meu Fusquinha

15- Juvenil Silva – Mixturado




LADO B

1- Mostarda Preta – Desencanto

2- Sound Bullet – Ser só um

3- Subcelebs – Galera Paia

4- Pedras Pilotáveis – Passo pra Cair

5- Eletroacordes – Quem foi que disse

6- Efêmera – Nossos Planos

7- Radio Front – My Body

8- Nefentz – Sem Fé

9- LuvBugs – Verde Zen

10- Algoz – Fogo

11- Motoravella – Deserto

12- Tibone – Londres

13- Doctor X – E agora

14- Vênus Café – Rock’n’Roll Tupiniquim

15- Ladrão – O Preço



Atualmente Val produz e apresenta dois podcasts: “Mundo Independente - o espaço do rock underground na web” e “Descabeladas - o podcast sem maquiagem”.



MUNDO INDEPENDENTE - o espaço do rock underground na web - é um programa de rádio/podcast semanal, que vai ao ar às terças-feiras, às 21h, em primeira mão na web-radio Rádio Graviola e, na sexta-feira seguinte, 11h, é publicado como podcast nas principais plataformas de streaming. Produzido e apresentado por Daniel Sander e Val Becker, o programa já possui mais de 100 edições, tocou mais de 1000 bandas independentes nacionais de mais de 200 municípios de TODOS os estados brasileiros.







DESCABELADAS - o podcast sem maquiagem. Fala do universo feminino através de entrevistas bem descontraídas. Nos episódios, as jornalistas Val Becker e Monica Ramalho visitam a intimidade de mulheres diversas e falam das nuances da vida de forma íntima, delicada, com humor e profundidade.





Em 2018, Val Becker foi selecionada para participar da residência artística do projeto Arte Sônica Amplificada (ASA), do Oi Futuro (BR), em parceria com o British Council (UK), voltado a mulheres que produzem arte sonora. Foi uma das fundadoras da Podsim, primeira central de podcasts produzidos por mulheres.




Val Becker é também apresentadora da coluna “Tour de Val - nas Trilhas de Val Becker”, no programa Antena MEC, veiculado na Rádio MEC AM/FM quinzenalmente. A coluna é uma pílula do programa Nas Trilhas, que Val apresenta ao vivo, na Rádio Graviola, toda quarta-feira.


É co-fundadora e integrante do Radialivres - coletivo de radialistas do Brasil, uma rede que reúne os principais radialistas e jornalistas musicais de Norte a Sul do país, que se dedicam a difundir e propagar a música brasileira, trazendo à superfície nomes relevantes da produção musical nacional que não chegam às grandes mídias.






Pelo trabalho de 12 anos como criadora e gestora da Rádio Graviola, Val participa de eventos como palestrante e painelista com foco na área de webrádio e podcasts, além de ministrar cursos e oficinas sobre o assunto em diversas instituições e eventos.





É também membro do corpo docente do curso Música e Negócios, além de ser responsável por todo o conteúdo em áudio do curso, na versão EAD. O Música & Negócios é um programa coordenado pelo Instituto Gênesis da PUC-Rio, que inclui cursos, seminários e encontros para artistas, produtores e executivos. O curso tem como missão profissionalizar o mercado e fomentar o trabalho em rede.


Em 2019, o M&N foi vencedor do Prêmio Profissionais da Música, como melhor curso de music business do país.


Apesar de estar fora dos palcos há alguns anos, Val Becker também é cantora e compositora. Tem um álbum lançado, chamado Minuto Anterior, disponível para streaming no Bandcamp. Minuto anterior conta com 5 faixas, sendo quatro em voz e violão. A última faixa, "Loucos são os outros", foi gravada com a banda "O bando", entre 2006 e 2007.



Siga os perfis da Rádio Graviola, dos Podcasts Mundo Independente e Descabeladas. Curta, comente, compartilhe, recomende, se inscreva no canal!


Vamos nessa?


Instagram

@radiograviola

@mundo.independente

@descabeladas.podcast



Facebook

Rádio Graviola Mundo Independente

Descabeladas



Youtube

Rádio Graviola

Mundo Independente



CONTATO

Email: contato@radiograviola.com



CONHECE ALGUMA MULHER QUE MERECE ESTAR AQUI NO UMA POR DIA? ENVIE SUA SUGESTÃO PARA BORDAUNDERGROUND@GMAIL.COM



59 visualizações

Posts recentes

Ver tudo