• UMA POR DIA

RENATA PETRELLI - THE DAMNNATION | MARIE DOLLS (SP)


Foto: Jessica Mar



Renata Petrelli é natural de São Paulo. É guitarrista, cantora e compositora, formada em Desenho Industrial e profissional de Marketing Digital. Desde 2012 é guitarrista da banda Marie Dolls e desde 2019 é guitarrista e vocalista da banda The Damnnation.



Seu interesse por música começou desde muito pequena, por influência da sua Mãe que sempre gostou de bandas como Black Sabbath, Dire Straits, Queen, Bon Jovi, The Mamas and The Papas, Alice Cooper, Creedance, Eagles e tantas outras. Foi um caminho natural.



Suas maiores influências são o grunge, thrash metal, southern rock e power metal. Foi prestando atenção nas guitarras de Mark Knopfler que Renata decidiu que este seria o seu instrumento. Aos 13 anos ganhou um violão e aos 14 anos ganhou sua primeira guitarra.


A maior parte do seu aprendizado foi como autodidata, aprendendo as música "de ouvido" - sendo essa a principal maneira ainda hoje, assistindo vídeos, pedindo dicas e também se desafiando. Atualmente Renata faz aulas de Blues com a guitarrista Tati Pará.


Em 2009 fundou a banda de death metal melódico Hellarise, onde chegou a gravar um EP intitulado Functional Disorder, que foi destaque da revista Roadie Crew em 2009 e levou a banda à seletiva para o Wacken Open Air em São Paulo no mesmo ano.


Fotos: arquivo pessoal




Em 2012 Renata fundou a Marie Dolls, que continua ativa até os dias de hoje. A banda faz um som fundamentado no hard rock com fortes influências do grunge e tem um EP lançado, intitulado "Desires My Fall".


A Marie Dolls é Aline Fernandes (guitarra), Carol Ribas (bateria), Renata Petrelli (guitarra), Michele Campos - em memória (baixo) e Ana Cruz (voz).




A Marie Dolls tem três videoclipes lançados no seu canal no YouTube. Um deles é o clipe da música Tão Tarde e os outros dois são as versões em inglês e português da música Desires my Fall, faixa título do EP.


Mundo Vendado é o videoclipe mais recente da banda e foi lançado em Julho de 2021. É dedicado à memória da baixista Michelle Campos, falecida em Março deste ano. O vídeo também lembra as mais de 500 mil vítimas da pandemia e as milhões de pessoas que perderam amigos e/ou familiares.



Sua música e sua presença jamais deixarão de tocar nossos corações. Perdemos uma grande amiga, baixista, de sorriso fácil, sempre meiga, amorosa e disposta com todos. Nosso coração apertado é de saudade, mas de gratidão pelo seu tempo conosco! Não é um Adeus, mas um até logo, Michelle Campos! Te amamos!


Marie Dolls

De 2014 a 2019 Renata Petrelli foi guitarrista da banda de death metal Sinaya, tendo participado da gravação do álbum Maze of Madness, lançado em 2018 e gravado no estúdio Mr. Som do Marcello Pompeu (Korzus). Ela também participou de dois videoclipes da banda: Buried by Terror e Abyss to Death.





Ainda durante seu período na Sinaya, Renata teve a oportunidade de participar de duas turnês internacionais. A primeira na América Latina em 2016, ocasião em que esteve presente no palcos do Lima Metal Fest, além de passar por cidades da Bolívia e Argentina.


Já na tour europeia em 2018, a banda passou por 16 cidades em 7 países: Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Suíça, Eslováquia, República Tcheca.




Em 2019 Renata Petrelli fundou a banda The Damnnation, power trio feminino com influências de Testament, Megadeth, Metallica e Kreator. A banda marca uma nova etapa na carreira de Renata, que assumiu não apenas a guitarra, mas também o vocal da banda. The Damnnation faz um som versátil, misturando várias vertentes do metal extremo, com letras que abordam temas como a depressão, injustiça social e política.




A banda começou após a guitarrista Renata Petrelli e a baterista Cynthia Tsai (Little Room, ex- Sinaya) decidirem fundar uma nova banda. Procurando por uma baixista, Renata convidou Camis Brandão (Charlotte matou um cara) para unir forças e fazer um tipo de metal flexível e mais orgânico, sem se agarrar a estereótipos.


Com foco em outros projetos, Cynthia e Camis deixam a banda logo no início. Para o lançamento do primeiro EP, a banda contava com Aline Dutchi (baixista) e Leonora Mölka (baterista). No início de 2021, Leonora deixou a banda, dando espaço para a baterista mineira Luana Diniz.



A The Damnnation hoje é: Luana Diniz (bateria), Renata Petrelli (guitarra e voz) e Aline Dutchi (baixo).


Foto: Jéssica Mar






The Damnnation lançou, através do selo Xaninho Discos, seu primeiro trabalho: o EP Parasite, que conta com quatro faixas: World’s Curse, Apocalypse, Parasite e Unholy Souldiers. A arte da capa ficou a cargo do artista Alcides Burn.





Para promover o EP, a banda lançou os videoclipes das músicas Apocalypse e Parasite.





Durante a pandemia a banda participou de grandes festivais online no Brasil e conseguiu destaque na mídia nacional e internacional, sendo apontada como uma das revelações do metal nacional da atualidade. O EP ‘Parasite’ emplacou o 9° lugar dos melhores EP’s lançados em 2020, em votação realizada no site Metal Injection. A faixa ‘Parasite’ também entrou para a playlist oficial do Spotify, “Thrashers”.


A banda anunciou contrato com a gravadora holandesa SoulSeller Records e a gravação do esperado álbum de estreia, que será lançado por um selo europeu e está sendo produzido pelos renomados Rogério Oliveira, que trabalhou no elogiado EP "Parasite", e Martin Furia (Nervosa, Eskröta e BARK).


Por enquanto a banda segue participando de eventos e atividades online e trabalhando na produção do seu primeiro álbum, aguardando ansiosamente pelo retorno aos palcos dos eventos presenciais.




Recentemente Renata participou do She, um projeto exclusivo da Roadie Crew - Online Festival. O line-up contou também com as musicistas Angel Sberse (Malvada) nos vocais, Rajaa (Khamal) no baixo, Adrismith (Panndora) na bateria e Thais Andrade nos teclados. Juntas, gravaram uma versão para a música "Live To Tell" da Madonna.


O resultado você pode conferir a seguir:





No seu tempo livre, Renata gosta de viajar (o que não tem sido possível no momento), fazer ilustrações com giz pastel, ler livros de terror e passar tempo com sua cachorrinha, a Milu.





SITE OFICIAL

www.thedamnnation.com.br

COLABORE!

Siga os perfis da banda The Damnnation e Marie Dolls redes sociais. Curta, comente, compartilhe, se inscreva no canal do Youtube. Vamos nessa?



Instagram

The Damnnation

Marie Dolls



Facebook

The Damnnation

Marie Dolls



Youtube

The Damnnation



▪️Booking & Management: Kaka@xaninhodiscos.com.br



Ouça o EP Parasite no Spotify


79 visualizações

Posts recentes

Ver tudo