• UMA POR DIA

MYLENA MÔNACO | SINAYA (SP)

Atualizado: Ago 22


Foto: Marina Barbim



Mylena Mônaco é natural de São Paulo, guitarrista, compositora, cantora, professora de canto e membro fundadora da banda de death metal Sinaya.


Começou a ouvir metal aos 10 anos de idade por influência do tio, conhecendo o álbum ‘’The Time of the Oath’ da banda Helloween. Aos 13 anos ganhou um violão da mãe e aos 16, uma guitarra.


Seu aprendizado na música foi totalmente autodidata. Suas principais influências são Cannibal Corpse, Whitechapel, Lamb of God, Carnifex, Krisiun, Sepultura, Entombed, Kreator, Alice in Chains, Nile, Dismember, Aborted, Deicide, Metallica e Suicide Silence.


Em 2010 Mylena fundou a banda de death metal Sinaya, realizando o desejo de ter uma banda que pudesse unir os ideais femininos e resultar em um som brutal.



A banda passou por diversas mudanças de formação. Houve até um período em que Mylena ficou sozinha na banda, tendo sempre a vontade tocar como um combustível para reestruturar o projeto e seguir em frente.


A Sinaya é: Janaína Melo (bateria), Mylena Mônaco (voz e guitarra), Eric Hakune (baixo) e Helena Nagagata (guitarra).


Fotos: Daniela Ranchan / Facebook


Em 2013 A Sinaya gravou o seu EP de estreia intitulado ’Obscure Raids. O lançamento teve uma ótima repercussão e fez com que a banda banda pavimentasse sua estrada, fazendo shows pelo Brasil e pela América do Sul, dividindo palco com grandes nomes da música pesada internacional.


O single Buried by terror, lançado em 2015, foi produzido por Marcelo Pompeu (Korzus) e lançado junto a um videoclipe.




Em 2016, Mylena gravou os vocais do EP da banda Hardgainer, onde desenvolveu novas técnicas vocais. Também foi o ano em que a Sinaya fez a abertura do show da Exodus, banda norte-americana de thrash metal formada em 1979, considerada uma das primeiras e mais importantes bandas do gênero. O show aconteceu no Carioca Club, em São Paulo.


A banda também participou do evento Rock na Praça (SP) e recebeu um convite para participar do maior festival de metal do Peru, o Lima Metal Fest, na qual fez parte da primeira turnê Sul Americana da banda, passando pela Argentina, Bolívia e Peru.





Em 2018 a Sinaya lançou o videoclipe da música Abyss to Death, faixa do primeiro álbum completo da banda, o Maze of Madness. O álbum foi lançado pela gravadora americana Brutal Records e é o segundo registro de Mylena como vocalista, guitarrista e compositora (todas as faixas do álbum são de autoria de dela).


O álbum foi distribuído na Europa, América do Norte, América Latina e Brasil, pela Sony, PHD e Voice Music, tendo grande procura do público e superando grandes expectativas. No mesmo ano, fizeram a primeira turnê européia com 16 datas seguidas, ao lado das bandas Pathology (EUA), Pyrexia (EUA), Epicardiectomy (CZE) e Kraanium (NOR).






Em 2019, já com a atual formação, a banda lançou o single Riddle of Death, junto a um videoclipe.





DISCOGRAFIA SINAYA

Obscure Raids | EP (2013)

Buried by Terror | Single (2015)

Maze of Madness | Álbum (2018)

Riddle of Death | Single (2019)



CURIOSIDADE


O nome Sinaya é derivado de "Sinaia", nome de uma pequena cidade da Romênia, localizada no judeţ de Prahova. O nome foi escolhido na época em que Mylena trabalhava em uma agência de viagens e tinha o hábito de olhar os mapas do mundo.



Em 2018 Mylena começou a dar aulas de gutural, ensinando a técnica para muitos novos e novas vocalistas da cena de São Paulo. Ao iniciar sua carreira, buscou por cursos da instrutora Melissa Cross. Em 2020 iniciou um curso de Fisiologia da Voz, com a Fonoaudióloga Fernanda Lopes, e o resultado de todas essas experiências foi o desenvolvimento de um método próprio de ensino. Atualmente ela oferece aulas nos formatos presencial e online.


Recentemente Mylena entrou para o cast da Featured X, plataforma de música onde vários artistas do mundo todo fazem parte. Na Featured X, as pessoas podem contratar os artistas do cast para desenvolverem seus projetos.





A Sinaya completou 10 anos de estrada em 2020, mas devido à Pandemia todos os shows de comemoração, incluindo turnês, foram cancelados. A banda participou de aproximadamente 7 eventos online, com destaque para Roadie Crew Online Festival, Roça N' Roll Edição Online, Heresy Fest (Argentina), e uma presencial - online que foi transmitida no Campinas Hall.



Recentemente a banda finalizou as gravações de seu novo álbum no estúdio Fusão, do vocalista e produtor Thiago Bianchi (Noturnall e ex-Shaman), que já assinou trabalhos das bandas Angra, Shaman, entre outros. Ainda não foram revelados mais detalhes sobre o novo álbum, mas as novidades podem ser acompanhadas pelas redes sociais da banda.





COLABORE!

Siga os perfis de Mylena Mônaco e da banda Sinaya nas redes sociais! Se inscreva no canal do Youtube! Curta, comente, compartilhe, recomende.


Vamos nessa?


Instagram

@sinayaofficial

@mylenamonaco


Facebook

Sinaya


Youtube

Sinaya


SpotIfy

Sinaya

69 visualizações

Posts recentes

Ver tudo