• UMA POR DIA

JÉSSICA NEPOMUCENO | BANDA GENTE (RJ)


Foto: Leandro Padawan


Jéssica Nepomuceno é percussionista, baterista, produtora cultural e desde 2020 é baterista da Banda Gente. Suas maiores influência são dos genêros R&B, MPB, samba, rock, Clube da Esquina, Alicia Keys, Sade, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Charlie Brown Jr. e Os Paralamas do Sucesso. Todos esses artistas influenciaram a sua caminhada, formando uma verdadeira salada musical.


Foi autodidata até o momento em que conseguiu de fato estudar. Mesmo sendo autodidata sempre consultava amigos, pegava dicas em revistas, e aprendeu bastante reproduzindo o que ouvia em CDs. Aos 18 anos começou a frequentar as aulas de bateria na Lona Cultural Terra de Guadalupe, subúrbio do Rio de Janeiro, quando começou a estudar teoria e bateria, de fato. Posteriormente, fez o curso de qualificação da Escola de Música Villa Lobos, no Rio de Janeiro.


A porta de entrada na música foi participando do espetáculo "Cidade dos Lázaros", inspirado na obra de Augusto dos Anjos, no Teatro Solar de Botafogo. A partir daí Jéssica passou a tocar na noite com vários artistas, se apresentando em diversas casas de show do Rio de Janeiro, como Carioca da Gema, Leviano Bar, Teatro do Forte de Copacabana, Beco das Garrafas e o Teatro Oscar Niemeyer.


Foi acompanhando a cantora Lilian (ex participante do The Voice) que Jéssica viajou pela primeira vez de avião e pela música para outro estado, para uma apresentação no Teatro da Ubro em Florianópolis.


De 2014 a 2018 fez parte da Banda Syntonos, cujo som é uma mescla de R&B, hip-hop, trap soul, rap e pop. Jéssica atuou como baterista e produtora musical. A participação neste projeto abriu seus horizontes, qualificando o seu trabalho. Ela participou do videoclipe do Single "Do seu lado é o meu lugar".





Hoje, após o término do projeto, Jéssica segue acompanhando o Cantor Rafael Costta, de quem faz a produção musical do seu novo EP.


Atualmente ela é percussionista do Trio de Forró Benção Divô, do grupo feminino de samba Candiá, acompanha o cantor Marcynho Rosa em sua carreira solo e no grupo Família Black, toca no Trio Samba Artesanal, acompanhando a cantora Fernanda Garcia e o violinista Pablo falcão e atua em alguns shows do Grupo Duas Paixões.


Fotos: Facebook



Em dezembro de 2020 Jéssica entrou também no mundo do rock´n roll e passou a fazer parte da Banda Gente como baterista. A Banda Gente é uma banda da baixada fluminense do Rio de Janeiro, formada em 2011 e que faz um som que carrega o orgulho da sua negritude, a luta que se enfrenta no trem da rotina e a anti-banalização da violência contínua. O som da banda mescla rock´n roll com outros gêneros, como samba, baião e o funk, que resulta em uma sonoridade orgulhosamente miscigenada.


A formação da Banda Gente é Iolly Amancio (voz), Wallace Cruz (guitarra), Jonathan Panta (baixo) e Jéssica Nepomuceno (bateria).


Foto: Leandro Padawan



DISCOGRAFIA BANDA GENTE


O rock está no ar | EP (2015)

Rede | (2016)

#Somostodossilva | Álbum (2017)

Massa | Single (2018)

Febre | Single (2020)

Corda Bamba | Single com participação de Roberta Ditzz (2020)




Inspirados pela música preta brasileira, tão presente na periferia do Rio de Janeiro e guiados pela força de Iolly Amancio, a Banda Gente resgata o lugar da mulher preta num rock embranquecido pelo tempo. A banda coleciona passagens por alguns dos mais importantes palcos do circuito cultural carioca.


O disco #Somostodossilva faz uma homenagem ao sobrenome mais popular do Brasil, passeando pelas vivências de uma cidade partida, misturando o olhar da periferia e a beleza da MPB com a visceralidade do Rock. Convida a todos para um mergulho profundo na margem da sociedade.


Em 2021 a Banda Gente apresentou a turnê "Descarregar", que contou com uma live show, um sarau acústico, o show "Banda Gente na Laje", e um show gravado no Teatro Solar de Botafogo. Todos os vídeos estão disponíveis no canal oficial da banda.


Para o show Banda Gente na Laje, a banda foi recebida na laje do Seu Augusto, morador do bairro de Mesquita. Além de mostrar as músicas, o show mostra também o território urbano que também carrega suas belezas naturais, como a paisagem da Serra do Vulcão, ao fundo.


No ano de 2016 a Banda Gente passou a integrar o coletivo #BXDnuncaserende, um grupo de artistas e agentes culturais da Baixada Fluminense que trabalham em conjunto para promover a música e a sustentabilidade da região.


Em parceria com o ONU, lançaram o projeto piloto Música para Avançar no Desenvolvimento Sustentável, que resultou em uma coletânea onde a música “Rede” representa o objetivo 16 das metas das Nações Unidas para transformar o mundo: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.


Foi produzido um documentário, batizado com o nome do coletivo. O filme foi exibido na China, Bulgária e em Nova Iorque, durante o Chelsea Film Festival e na Sede das Nações Unidas, onde Iolly Amancio esteve presente representando os artistas da Baixada. O documentário está disponível no canal do YouTube da ONU Brasil.




Em 2019 Jéssica foi uma das 50 artistas selecionadas para uma residência artística do programa ASA - Arte Sônica Amplificada, uma Iniciativa do British Council e do Oi Futuro, em parceria com as instituições britânicas Lighthouse e Shesaid.so. O programa tem o objetivo de aumentar o acesso e a atuação de mulheres na cadeia de som e música.





Além da banda Gente e de todos os outros projetos musicais que Jéssica acompanha, ela também presta serviços de gravações, shows e produções e é professora de bateria e percussão na Lona Cultural Municipal Terra Guadalupe, mesmo local onde fez suas primeiras aulas de bateria. Devido ao a pandemia, as aulas estão acontecendo no formato online.




COLABORE!


Siga os perfis de Jéssica Nepomuceno e da Banda Gente nas redes sociais! Se inscreva no canal do Youtube! Curta, comente, compartilhe, recomende!

Vamos nessa?


Instagram

Jéssica Nepomuceno

Banda Gente


Facebook

Jéssica Nepomuceno

Banda Gente


Youtube

Banda Gente


Ouça o álbum #Somostodossilva



71 visualizações

Posts recentes

Ver tudo