• UMA POR DIA

AMY | FÖXX SALEMA (MG)




Amy (Föxx Salema) é natural de Bragança Paulista, São Paulo. É multiartista, cantora, compositora e uma das pioneiras como pessoa transgênera headbanger / metalhead no Brasil. Desde 2013 é vocalista da banda que leva o seu nome artístico: Föxx Salema.



Seu interesse em música começou na infância, quando costumava passar por uma loja de discos e se impressionava com as artes dos pôsteres da banda Iron Maiden. Foi por influência de um primo que conheceu a banda além das ilustrações, e também diversas outras bandas de som pesado, consolidando a sua paixão pelo metal.



A princípio o seu interesse se direcionou para o metal extremo. A primeira fita k7 que seu primo gravou foi do álbum Seven Churches, da banda Possessed.





A partir daí seguiu conhecendo diversos gêneros e subgêneros do metal e em meados de 89 passou a se interessar por metal melódico, com bandas como Viper e Helloween. Sua maior influência é o cantor André Matos. Além dele, podemos citar Andi Deris (Helloween) e Geoff Tate (Queensrÿche).



Föxx é autodidata em canto e inglês. ​Sua ênfase está em músicas autorais tendo como objetivo a versatilidade e a qualidade sonora, desde a letra criada junto com a melodia vocal até a criatividade do instrumental. ​Suas composições possuem um lirismo baseado em experiências pessoais, tanto sociais quanto políticas e um instrumental criado através da unificação das diferentes influências musicais.



Sua estreia nos palcos aconteceu em 1996, porém somente em 2013 Föxx Salema lançou seu primeiro single autoral, intitulado Constant Fight. ​Em 2015 formou o projeto autoral Föxx Salema, que estreou nos palcos nas cidades de São Paulo e Campinas, e segue em atividade até hoje.




Fotos: Facebook



No Halloween de 2018 lançou o single Mankind. Em 2019, lançou seu primeiro álbum completo, intitulado Rebel Hearts. Seu mais recente lançamento é o single Rebelião, sua primeira composição em português.



DISCOGRAFIA FÖXX SALEMA

Constant Fight | Single (2013)

Mankind | Single (2018)

Rebel Hearts | Álbum (2019)

Rebelião | Single (2020)






Rebel Hearts entrou em listas de "Melhor Álbum Nacional de 2019" de veículos especializados em rock e metal, conquistando o 7º lugar na votação popular entre leitores da revista Roadie Crew, entre 117 concorrentes e 20 finalistas. O primeiro show de lançamento do álbum foi realizado na casa de shows Mister Rock, em Belo Horizonte, tocando na íntegra as músicas do álbum. O evento foi um sucesso, agradando o público presente.



A convite do próprio produtor do programa, Föxx, juntamente com seu marido, o tecladista Cleber Magalhães, foi entrevistada no Pegadas de Andreas Kisser da 89 FM, A Rádio Rock.





Em fevereiro de 2021, após adicionar novos arranjos, lapidar e regravar a música, Föxx Salema lançou em seu canal do Youtube o videoclipe de Rebel Hearts, música título do álbum.




Atualmente, de artistas autorais de Metal oriundas de Bragança Paulista, Föxx é a mais ouvida no Spotify e é a mulher trans que possui o maior número de plays / streamings na plataforma.


Durante a pandemia, Foxx segue participando de entrevistas, lives e ações online. Em abril de 2021 foi lançado em seu canal oficial no YouTube a íntegra da participação no evento Barreiro Rock Festival Online, onde apresentou a nova formação de sua banda.





Seu mais recente lançamento em vídeo é a versão trio da música Emotional Rain, gravada ao vivo e em um take contínuo no estúdio Moai BH.






Atualmente Föxx Salema está trabalhando na pré-produção do próximo single, You´re the Next, com previsão de lançamento para o Halloween de 2021. You´re the Next, cuja letra apresenta um forte posicionamento contra o atual presidente e seu governo, promete ser uma das músicas mais técnicas, pesadas, rápidas e agressivas da carreira de Föxx Salema. Seus planos para o futuro incluem ainda o lançamento de um novo álbum com canções inéditas!






SITE OFICIAL

https://www.foxxsalema.com.br/


COLABORE!

Siga os perfis de Föxx Salema nas redes sociais. Curta, comente, compartilhe, se inscreva no canal do Youtube. Vamos nessa?


Spotify

Föxx Salema

Instagram Föxx Salema


Facebook

Föxx Salema


Canal YouTube

Föxx Salema


Contato

foxxsalema@gmail.com



Ouça o álbum Rebel Hearts no Spotify


113 visualizações

Posts recentes

Ver tudo