• UMA POR DIA

FE SCHENKER | MELYRA (RJ)


Foto: Raphael Simons



Fernanda Schenker é natural do Rio de Janeiro, compositora, guitarrista e membro fundadora da banda feminina de heavy metal Melyra.


Seu interesse por música surgiu ainda na infância. Quando tinha a chance de escolher um presente, sempre escolhia um disco ao invés de um brinquedo. Seu primeiro disco foi o Dangerous, do Michael Jackson. Suas bandas favoritas são o Helloween, Iron Maiden, Judas Priest e Angra e nos últimos anos tem se interessado por death metal, com destaque para Arch Enemy e Amon Amarth.

Fe se interessou pelo instrumento após ficar fascinada com o trabalho do guitarrista Eric Clapton. Chegou até o hard rock e heavy metal devido a uma curiosidade: seu sobrenome é igual ao do fundador da banda Scorpions, Rudolf Schenker. Não demorou para que conhecesse o trabalho do irmão de Rudolph, Michael Schenker, que também se tornou uma grande influência musical. Em relação ao seu aprendizado musical, alternou períodos de estudos solo e estudos com professores. Teve aulas com Roberto Scrip (Aquaria, NovaLotus), Renan Campos (Hatefulmurder), Thiago Zalinsky, John Cassio, Ricardo Pardal e atualmente é aluna dos cursos do Roberto Barros (Edu Falaschi).


Em 2007 Fe Schenker teve sua primeira banda, a Dream Circle (power metal). Foi com este projeto que ela experimentou os palcos pela primeira vez, e também foi sua estreia com gravações em estúdio. A banda gravou dois singles: 331 e Set me Free, que não estão nas plataformas digitais. Um dos destaques da trajetória da Dream Circle foi a abertura no show da banda Angra em Duque de Caxias, na baixada fluminense do Rio de Janeiro.


Fotos: Facebook



Em 2014 assumiu a guitarrista solo na banda feminina de thrash metal Tevadom, e na banda de post black metal / experimental Atophieo. Entre 2016 e 2017 foi integrante da banda Bombshells, cover de músicas de anime, o que deu a Fe a oportunidade de tocar em diversos eventos e gravar versões e videoclipes. Entre 2016 e 2017 também tocou em uma banda de festas chamada Emmet, o que Fe considera uma grande escola, já que a banda contava com excelentes músicos e tinha em seu repertório diversos ritmos fora do rock.





Em 2012 Fe Schenker fundou a banda de heavy metal Melyra, formada apenas por mulheres, projeto que segue até os dias atuais. A escolha do nome surgiu de um divertido brainstorm regado à álcool, em busca de um nome feminino e composto apenas por uma palavra.




Atualmente a Melyra é formada por Fe Schenker (guitarra), Drika Martins (bateria) e Nena Accioly (baixo) e em breve será anunciada a nova vocalista. A seguir você pode conferir o vídeo release da banda, onde as próprias integrantes se apresentam e falam um pouco sobre o som da banda e seus sonhos com o projeto.




A princípio o repertório da Melyra era composto por cover de clássicos. Black Sabbath, Metallica e Megadeth se faziam presentes nos primeiros ensaios e shows do grupo. Enquanto o entrosamento musical acontecia, canções eram compostas e rapidamente a Melyra se tornou uma banda autoral. Sua estreia foi em grande estilo, no palco do Rock Experience, abrindo para a banda de thrash metal Nervosa.


Desde então a Melyra vem participando de eventos importantes da cena carioca, como o Rio Novo Rock, o festival Roquealize-se e o Rio Banda Fest. Além das apresentações em terras cariocas, a Melyra também se apresentou em estados como São Paulo, Paraná e Minas Gerais.



Fotos: Facebook


DISCOGRAFIA MELYRA

Catch Me If You Can | EP (2014)

Run and Burn | Single (2015)

Molly Whooped | Single (2016)

Living and Drifting | faixa tributo ao Edu Falaschi (2016)

Dead Light | SINGLE (2018)

Saving You From Reality | Álbum (2019)




A Melyra tem em seu canal do Youtube vários vídeos com depoimentos, apresentações ao vivo, lyric vídeos e videoclipes, sendo o mais recente da música Fantasy, do último álbum, Saving You From Reality.




Melyra provou ter todos os pontos positivos para ter o nome estampado em grandes festivais Brasil afora: Suas músicas têm perfeito domínio de seus instrumentos, técnica e criatividade. [...] Melyra é uma surpresa positiva no mercado fonográfico nacional, ajudando a erguer cada vez mais alto a bandeira do rock e mostrando que o Brasil também possui pérolas além das imersas na bossa nova e no sertanejo.


om Saving You From Reality não existem questionamentos a respeito da maturidade da banda. Fresco, inovador e potente. Não há como receber o disco de estreia do Melyra se não com uma reverência de boas vindas a um mercado fonográfico que terá, cada vez mais, o Brasil sendo bem representado no universo do metal.


Matéria do portal Almmanaque, por Diego Ribeiro


Com a pandemia e a consequente impossibilidade de eventos presenciais, a Melyra segue participando de lives e festivais online, com destaque para as duas edições do Festival Pedrada, o Quarentena Rock Fest e o Independência ou Rock.



CURIOSIDADE


O gato mascote da banda é um pet real. Seu nome é Mummy e foi resgatado pela ex baterista Ana de Ferreira, muito doente. Ele teve sua orelhinha amputada e ficou com a cabeça enfaixada, visual presente na arte do EP ‘Catch Me If You Can’. Já na arte do álbum ‘Saving You From Reality’, Mummy aparece forte e saudável.




Vale mencionar que banda faz parte faz parte de um coletivo chamado Rock Brasil Feminino. Além de uma playlist no spotify, o coletivo tem um perfil no instagram dedicado à divulgação do trabalho de mulheres que fazem rock por todo o país.





Além da Melyra, Fe Schenker é também guitarrista da banda Rock is Her. A banda foi criada em 2019 para uma websérie homônima da Linha Produções, produtora audiovisual independente do Rio de Janeiro. A previsão de estreia é para o segundo semestre de 2021.


Rock is Her conta a história de Nora, uma rockstar lésbica e vocalista de uma banda. A série relata histórias vividas pela jovem em seu cotidiano, mostrando todos os lados da vida de uma estrela do rock em ascensão.


Enquanto a série não estreia, você pode conferir o teaser, que já está disponível no YouTube:




COLABORE!


Siga os perfis da banda Melyra e do coletivo Rock Brasil Feminino nas redes sociais. Curta, comente, compartilhe, recomende, se inscreva no Youtube! Vamos nessa?


Instagram:

@melyraband

@rockbrasilfeminino

Facebook:

Melyra


Youtube:

Melyra

Rock Brasil Feminino


SITE OFICIAL

www.melyra.com


CONTATO

melyra.band@gmail.com



OUÇA O ÁLBUM SAVING YOU FROM REALITY



84 visualizações

Posts recentes

Ver tudo