• UMA POR DIA

DÉBORA GOMES | LOSNA (RS)




Débora Gomes é natural do Rio Grande do Sul. É guitarrista e backing vocal da banda Losna, veterana do underground gaúcho. O som da banda mistura thrash metal, death metal e hardcore old school.



Débora curte Anunnakis, vampiros e 9mm, além de apreciar a arte tumular. Ela também é uma das colaboradoras do portal Cultura em Peso, que faz cobertura de eventos, entrevistas, matérias e resenhas.


Seu primeiro contato com a música aconteceu bem cedo, por volta dos 7 anos de idade. A alfabetização musical ocorreu junto com a alfabetização escolar, com aulas de piano clássico. Foi durante as aulas de jazz (dança) que Débora teve a oportunidade de conhecer músicas mais pesadas, apresentadas pela sua professora.



Aos 15 anos, sentindo a necessidade de extravasar sentimentos de raiva e revolta, encontrou na guitarra uma forma de se expressar, se apaixonando pelo som pesado e violento. É fã de bandas como Exploited, Sepultura e Slayer, e suas principais influências são o hardcore, punk old school, thrash e death metal.



Fotos: Facebook


Em 1997 fundou a banda Losna junto com sua irmã, Fernanda Gomes. A Losna lançou em 2004 a demo Bitter Flavors e desde então passou por diversas formações, até encontrar estabilidade na formação atual. Hoje a Losna é composta por Débora Gomes (guitarra / voz), Fernanda Gomes (baixo / voz) e Marcelo Índio (bateria). A banda já esteve presente em palcos de festivais em várias regiões do país, além de ter participado de festivais na Argentina e no Uruguai.




Fotos: Facebook



DISCOGRAFIA LOSNA


Bitter Flavours - Demo (2004)

Wild Hallucinations - Álbum (2007)

Distilling Spirits - Álbum (2011)

Another Ophidian Extravaganza - Álbum (2015)

Absinthic Wrangles - Álbum (2020)






Junto ao primeiro álbum, Wild Hallucinations, foram lançados dois videoclipes: Grotesque Life e Slowness.



O segundo álbum, Distilling spirits, traz letras carregadas de indignação e ironia. O álbum conta com 11 faixas, foi gravado no Estúdio Mil em Porto Alegre e produzido por Fabio Lentino (The Ordher, ex-Nephasth).


O terceiro álbum, Another Ophidian Extravaganza, foi definido por Fernando Junior, do portal Rock on Stage, definiu da seguinte forma:


"Sempre gosto de afirmar que é muito bacana quando ouço um disco de uma banda brasileira como o Losna e encontro a mesma energia, a mesma cólera, a mesma intensidade, que tenho ao ouvir um álbum do Exodus, do Slayer ou do Kreator; sim, Another Ophiadian Extravaganza é tão intenso, raivoso, destruidor como os álbuns de nomes como estes citados e não tenho dúvidas que ajudará ao Losna se consolidar entre os melhores nomes do Thrash Metal brasileiro [...]"


Em 2020 a Losna lançou seu mais recente álbum, Absinthic Wrangles, primeiro álbum lançado com suporte de um selo, o True Metal Records. O álbum também é o primeiro da banda com temática conceitual e fala sobre artes marciais. Cada faixa é dedicada a uma delas. A faixa Glíma, por exemplo, é baseada nessa luta de origem viking. Extreme Sumo é inspirada no desporto japonês, enquanto a faixa Em Garde faz referência à arte da esgrima. A arte da capa é do ilustrador Tiago Medeiros, de Caxias do Sul - RS, que também assina algumas artes do merchan da banda.



Com a pandemia e a impossibilidade de fazer shows ao vivo, a Losna vem participando de diversos festivais online, com destaque para os festivais Laguna Metal Fest, Roadie Crew, Underground Extremo e Ritualis Fest Online.



Em Novembro de 2020 a Losna participou, junto a 30 bandas brasileiras, de uma coletânea em homenagem ao gigante Slayer. A faixa apresentada pela banda foi a Hell Awaits, e você pode conferir o resultado aqui:





A arte da capa da coletânea é de Marcelo Vasco. Vasco é reconhecido e premiado internacionalmente por assinar a ilustração de capas, materiais gráficos e merchandising de gente grande do cenário Heavy Metal como Slayer, Kreator, Dee Snider, Hatebreed, Dark Funeral, Dimmu Borgir e uma infinidade de artistas consagrados.


A coletânea foi lançada ONTEM em mídia física e está disponível para venda através do Facebook da Secret Service Records. Vale ressaltar que parte do valor das vendas será destinado a colaborar com músicos que estejam passando por dificuldades financeiras.


Além da banda Losna, Débora também fez parte da banda gaúcha de grindcore Kombativos Subversivos, entre 2017 e 2018.





CURIOSIDADE: Você sabe o que significa a palavra "losna"? É uma erva originada na Europa e na Ásia, conhecida como "Wormwood" em inglês, que em português significa "Erva dos vermes". É um potente vermífugo, com sabor amargo e bastante usado na medicina popular. As avós de Débora utilizavam a losna para curar problemas como enjôos e o desconforto causado pela ressaca.




A erva losna é também o principal componente do Absinto, bebida com altíssimo teor alcóolico, cuja destilação produz a tujona, uma substância capaz de provocar alterações mentais, como alucinações, espasmos e convulsões.

Fernanda Gomes, baixista e vocalista da Losna, afirma que "este é o efeito esperado aos que ousam conhecer o som da banda".


Tem coragem? Dá o play.


COLABORE!


Siga os perfis da banda Losna e do portal Cultura em Peso nas redes sociais. Curta, comente, compartilhe, recomende, se inscreva no canal! Vamos nessa?


Instagram

@losnametal

@culturaempeso


Facebook

Losna Cultura em Peso


Youtube

Cultura em Peso


SITE OFICIAL / LOJA: www.losna.com.br

MERCHAN | CONTATO PARA SHOWS: losnabanda@yahoo.com.br

112 visualizações

Posts recentes

Ver tudo