• UMA POR DIA

CARINA LANGA | UNDERGROUND EXTREMO (SC)





Carina Langa é natural de Jaguará do Sul e atualmente vive no litoral sul catarinense, na cidade de Laguna. É mãe de três filhos, professora de Física e multitarefa no Underground Extremo, portal dedicado à divulgação e fortalecimento da cena Metal, principalmente nas suas vertentes extremas.


Antes de prosseguir, vamos à definição de Metal Extremo, segundo a Wikipedia: Metal extremo é um termo abrangente utilizado para definir subgêneros do heavy metal que são caracterizados por sua agressividade, tais como black metal (que trata de temas como satanismo, anticristianismo, paganismo e morte), death metal (com letras com temas niilistas, sobre violência, morte e sobre a fragilidade da vida humana), doom metal (que se caracteriza por criar uma atmosfera de escuridão e melancolia), speed metal (com temáticas variadas, mas com técnicas instrumentais rápidas e agressivas com influências do punk e do hard rock) e thrash metal (precedido pelo speed metal, porém com mais agressividade e elementos do hardcore punk, com temática focada na guerra).





Carina Langa atua no Underground Extremo como redatora, apresentadora, produtora e editora audiovisual, social mídia, curadora e, quando havia a possibilidade de eventos presenciais, também era fotógrafa e videomaker.




É também uma das apresentadoras do programa semanal do Underground Extremo na web pela Mutante Radio, que vai ao ar todo domingo às 23h. Em 2021 o programa ultrapassou a impressionante marca dos 120 episódios.




Moradora da área rural de Jaraguá do Sul, Carina não se identificava com a cultura local que incluía igreja, bailes e bingo aos fins de semana. Também não simpatizava com as possibilidades de trabalhar na roça ou na linha de produção de empresas escraviárias, ou em ambas. Ela então buscou por outras fontes de influências, diferentes das que via em sua cidade.


Desde a adolescência, se identificava com a "galera de preto". Foi quando começou a ouvir heavy metal e adotou um estilo "dark" de se vestir. Seu gosto por rock e metal começou ouvindo Nirvana e Ramones, depois Angra e Nightwish. Ela tinha curiosidade de conhecer locais que só tinha ouvido falar, como a Curupira, uma casa de show de bandas extremas na cidade de Guaramirim - SC, e também o River, um festival de som extremo que acontece em Indaial- SC.


Apesar de não ter frequentado esses locais na adolescência, através do Underground Extremo Carina teve oportunidade de cobrir e prestigiar outros eventos do gênero, como o Otacílio Rock Festival, Armageddon, Agosto Negro, Laguna Fest, Maniacs Metal Meeting, SC Metal, além de eventos de menor porte nas casas de shows Caverna Kilmister e Célula Showcase.





Foi em 2018 que Carina Langa conheceu Harley Caires, fundador do Underground extremo e seu atual companheiro de projeto e de vida. Harley afirma que a mídia deu um salto de qualidade após a entrada de Carina.



Página inicial do site www.undergroundextremo.com



O site Underground Extremo conta com resenhas, entrevistas, coberturas de eventos além de uma seção chamada "Radar Underground", que se propõe a mapear lançamentos do underground de diversos países, uma ótima forma para o público conhecer novas bandas da cena de diversas partes do mundo.



Em dezembro de 2020 o Underground Extremo realizou seu primeiro festival online, que contou com a participação de 52 bandas nacionais. Os vídeos do festival estão disponíveis na íntegra no Youtube:




O Underground Extremo é uma das mídias do underground nacional que mais cresceu nos últimos anos. Em 2021 completa 6 anos de vida. Em comemoração, foi lançada uma coletânea com 60 bandas nacionais de som extremo.



Carina acredita na importância da mulher ocupar os espaços no underground, um meio que ainda é composto em sua maioria por homens. "Infelizmente muitos desses homens não aceitam que mulheres desempenhem funções em níveis iguais ou até melhores que eles."




Ela também afirma que está bem contente com seu trabalho e orgulhosa de ver o alcance que a mídia vem atingindo nos últimos anos.

Acesse o site UNDERGROUND EXTREMO www.undergroundextremo.com

Siga os perfis do Underground Extremo nas redes sociais! Se inscreva no canal do Youtube!

Ouça o programa na Rádio Mutante! Curta, comente, compartilhe, recomende!


Vamos nessa?


Instagram

@undergroundextremo


Facebook

Underground Extremo

Youtube

Canal Underground Extremo


Radio Web Todo domingo às 23 horas na Mutante Radio

Também presente no Mixcloud


CONHECE ALGUMA MULHER QUE MERECE ESTAR AQUI NO UMA POR DIA? ENVIE SUA SUGESTÃO PARA BORDAUNDERGROUND@GMAIL.COM

57 visualizações

Posts recentes

Ver tudo