• BORDA

ALINE VIVAS - BARBA RUIVA | CARAVELA RECORDS (RJ)




Aline Vivas é cantora, compositora, baterista, atriz e empresária da música. Cursou Física, Comunicação e Artes Cênicas, é sócia fundadora do selo, editora e agência Caravela Records e desde meados dos anos 2000 é baterista do trio de rock Barba Ruiva.



A música está presente na sua vida desde criança, quando ouvia Beatles ainda na barriga da mãe. Seu pai era um grande fã da banda e tinha a coleção completa de álbuns. Desde pequena cantarolava, inventava canções e poesias dedicadas para seus bichinhos de estimação. Adorava colocar a agulha da vitrola nos LPs, gravar fitas cassete, brincar de produtora audiovisual, gravar sua voz no gravadorzinho e dançar.



Começou no meio artístico bem cedo, fazendo participações em Novelas como Dona Beija na extinta TV Manchete, onde Aline interpretou o papel da filha mais nova de Gracindo Junior, par romântico da personagem principal vivida pela Maitê Proença. Participou também de peças de publicidade para Cinema, TV, e revistas como a Pais & Filhos.



Bastidores da novela "Dona Beija" / Calendário da Fanta / Revista Pais & Filhos



Aos 8, fez seu primeiro show como cantora, com repertório de Celi Campelo e canções infantis. Sua estreia no teatro foi aos 10 anos. Ficou em cartaz durante 3 anos com duas peças em que ela cantava: Em Chapeuzinho Vermelho, como a protagonista, e em Saltimbancos, como a Gatinha. Ganhou prêmios de “melhor espetáculo” e “melhores atrizes” no Festival Sustain de Teatro Infantil, com o grupo de teatro do Colégio Pedro II, na peça Dim Dom, que ficou em cartaz um mês após o prêmio.






Aline com sua madrinha Henriqueta Brieba, que assina

o texto da peça Chapeuzinho Vermelho.




Participou do Coral do Colégio Pedro II e coral da UERJ, como mezzo soprano. Estudou 2 anos na Escola de Música Villa Lobos, foi ouvinte do curso de Música e Arranjo, na UNIRIO, participou da oficina do Itiberê e da Master Class com Hermeto Pascoal, fez aulas particulares de canto com Breno Pizzorno, curso de harmonia funcional com João Bittencourt, aulas de piano e campo harmônico com Maria Laura Berredo e atualmente estuda técnicas de composição e arranjo com Christian Bizzotto.



Aline morou nos Estados Unidos nos anos 2000, quando surgiu a ideia de se tornar produtora da banda que Rafael Figueira, seu então namorado, estava montando e que viria a se tornar o trio Barba Ruiva. Já de volta ao Brasil, decidiu parar de procurar bateristas para a banda e assumiu o posto, onde se mantém até hoje.



A Barba Ruiva é Leonardo de Castro (baixo e voz), Aline Vivas (bateria e voz) e Rafael Figueira (vocal e guitarra).

Fotos: Reprodução | Facebook




Em 2017, após o lançamento de três singles, a Barba Ruiva lançou o álbum homônimo de estreia, apresentando referências de diversos estilos musicais misturados ao Rock, como, o jazz, o blues e o samba. O álbum conta com nove faixas e foi gravado em duas etapas: a primeira nos estúdio Superfuzz e a segunda no estúdio Kultrix. A produção musical ficou por conta de Maurício Negão, que já produziu artistas como Marcelo D2 e Frejat. Em fevereiro de 2021, a banda Barba Ruiva lançou o videoclipe do single "Praia".



DISCOGRAFIA BARBA RUIVA

Filmes | Single (2017)

Just Fuck | Single (2017)

Sonho do Sonho | Single (2017)

Barba Ruiva | Álbum (2017)

Praia | Single (2021)





Além de vídeos de apresentações ao vivo, o canal do YouTube da banda Barba Ruiva tem três videoclipes oficiais: Sonho do Sonho, Filmes (onde Aline assina direção e roteiro) e seu lançamento mais recente: Praia.


O videoclipe de Praia foi produzido pela BERRO INC. e é inspirado nas alegrias e tristezas que marcam uma ida à praia na cidade do Rio de Janeiro. Curiosamente, a banda foi vítima de furto no dia da gravação do videoclipe e teve seus instrumentos levados de dentro de um carro em Copacabana.




"Praia" é a primeira parceria minha com o Rafael gravada pelo Barba Ruiva. É uma celebração da natureza e ao mesmo tempo uma exposição dos problemas que passamos numa cidade como o Rio de Janeiro. Com muito humor, a gente escracha a vida real como ela é”


Aline Vivas

Desde a sua fundação, a Barba Ruiva se apresentou em vários eventos e festivais: Boulevard Olímpico, Oi Novo Som, O Cluster - Prêmio Espiritu Libre na Casa França Brasil, Ocupa Canecão, Festival Geringonça no SESC Madureira, entre outros. A banda também participou de programas de televisão: o Arte e Cultura da TV Fase e Reverbera da TV Brasil, cuja apresentação você pode conferir a seguir:





Em 2011, Aline criou a Lua Produções e Eventos, produtora cultural que trabalha com assessoria e gerenciamento de carreira musical, produção de eventos e booking. O lançamento do primeiro álbum da Barba Ruiva resultou no direcionamento da Lua Produções para as atividades que hoje são efetuadas pela Caravela Records.






A Caravela Records é gerida por Aline Vivas e seu sócio, o DJ Dudu Oliveira. É um selo e editora voltado para artistas independentes, um movimento para mostrar ao grande mercado a relevância de nossa produção cultural contemporânea, viva e pulsante. Um olhar carinhoso para a cena underground.


Até o momento a Caravela tem 40 artistas no seu cast, dentre eles: Playmoboys, Barba Ruiva, Claudio Lyra, Shipsy, Noise under Control, Letto, Marysa Alfaia, Wild Robson, Astrovenga, Varney, Solange Pellegrini, Fernanda Misailidis, Chico Brum, Tuany Zanini, Alan James, Naldinho Freire, Gabriel Ruiz, Gustavo Caliban, João Bittencourt e Eterno Retorno.


O selo conta com variados parceiros de negócios em suas atividades, como a distribuição da Warner Music Brasil, a Warner Chappell na parte editorial, além de outros parceiros na Assessoria de Imprensa, Comunicação e Mídias Sociais e na Agência de Gestão de Carreira Artística.




CARREIRA SOLO




No seu trabalho solo como Cantora e Compositora, Aline lançou os singles Deixa fluir, feat com Leticia Dias e Rosana Araújo, Salineiras, Basta e Deixa fluir (acústico).


Deixa Fluir foi lançada pelo selo Caravela Records e é uma canção composta por um grupo de nove autores, do qual Aline também faz parte. Ela também assina a direção e roteiro do videoclipe.




O lado cantora de Aline sempre esteve ativo. Antes da pandemia, circulou em bares e pubs com projetos de releitura de clássicos da Elis Regina, de quem é fã. Também fez parte do projeto Pop It cantando sucessos de Madonna, Prince, Amy Winehouse, entre outras estrelas. Sempre esteve aberta também às novidades de autores contemporâneos como Pedro Mann, Claudio Lyra, Vinicius Castro e Thiago de Melo.



No seu tempo livre, Aline pratica Yoga, meditação, lê biografias de pessoas interessantes e livros sobre Física de autores como Stephen Hawking, além de estudar sobre o Universo, Espiritualidade e consciência. Tudo isso conciliando sua carreira de artista e empresária com a carreira de mãe. Aline é mãe da Julia (9) anos e do Juan (14).





Seus planos pra um cenário pós pandemia incluem viajar pelo mundo, conhecer outras culturas e cenas artísticas e gravar com artistas interessantes e diferentes. Atualmente Aline está em collab com Claudio Lyra e Donatinho e também trabalha na produção do seu primeiro EP, intitulado Casulo, que terá 7 faixas e tem previsão de lançamento ainda neste ano.


COLABORE!

Siga os perfis da Aline Vivas e da Barba Ruiva nas redes sociais! Curta, comente, compartilhe, recomende! Vamos nessa?


Instagram

Aline Vivas

Barba Ruiva

Caravela Records


Facebook

Aline Vivas

Barba Ruiva

Caravela Records


Youtube

Aline Vivas

Barba Ruiva

Caravela Records


Spotify

Aline Vivas

Barba Ruiva



172 visualizações

Posts recentes

Ver tudo