
UMA POR DIA
ALESSANDRA CASTRO - THE KNICKERS | ANKERKERIA (CE)

Foto: Rebeca Cunha
Alessandra Castro é natural de Fortaleza - Ceará. Desde 2010 é baixista da banda de hard rock / heavy metal The Knickers e desde 2016 é baixista da banda de death metal Ankerkeria.
Além de artista, Alessandra é formada em Ciências Contábeis e cursa pós-graduação em Controladoria e Finanças.
Sempre foi fascinada por música e por volta dos 15 anos quis iniciar uma banda junto com sua melhor amiga na época, Ellen Sousa. Porém, havia um detalhe importante: elas não sabiam tocar nenhum instrumento. Rubens Castro, irmão de Alessandra e guitarrista, foi um facilitador nesse sentido. Vendo o interesse de sua irmã por música apresentou a ela a música instrumental e também foi o responsável por apresentar à Alessandra os primeiros acordes no violão.

Alessandra tinha interesse por baixo elétrico e pelo som mais grave, que despertava nela a curiosidade sobre a forma como o baixo funciona dentro da música. Começou no violão, porque sempre ouviu que para tocar tocar é necessário tocar violão primeiro.
Estudou violão erudito no Teatro Dorian Sampaio em Maracanaú - CE, onde pode aprender teoria musical com o professor Adriano Caçula (violonista). Estudou durante um período em Fortaleza, no Conservatório Alberto Nepomuceno no curso FORMA - Formação Musical de Adultos, onde teve aulas teóricas e práticas de baixo elétrico com o professor Iran Laurindo (baixista), aulas de percepção musical (Marta Carvalho) e coral.
Hoje é aluna da Comunidade Albuquerque de Improvisação, dirigida pelo baixista Robson Albuquerque. Alessandra faz aulas de harmonia funcional e técnicas para uma maior independência e domínio do instrumento.
É influenciada por artistas de estilos diversos, desde clássicos como Iron Maiden e Black Sabbath, passando por bandas mais modernas como o Tesseract e Jinjer a artistas de pop e r&b como Mariah Carey e Ariana Grande.
Sua primeira experiência com banda foi aos 17, quando surgiu a oportunidade de tocar baixo na banda da escola. Em 2006 fez parte da banda de Decomposed Corpse, onde ficou durante 1 ano. Alessandra tocava com um baixo emprestado da banda de forró onde seu irmão era guitarrista. Só pode comprar seu primeiro baixo aos 21 anos.
Desde 2010, Alessandra é baixista da banda The Knickers.

Formada em 2007, The Knickers surgiu com a proposta de fazer um som pesado que circulasse bem e verdadeiramente entre o Hard Rock e o Heavy Metal Clássico. A escolha do nome surgiu de um desejo de um nickname para lingeries. A banda é formada apenas por mulheres e traz em suas letras reflexões pessoais, críticas sociais e temas como empoderamento feminino.
Desde a sua fundação, a banda passou por algumas mudanças de formação e atualmente é: Crislainy Silva (bateria), Aline Madelon (voz) e Alessandra de Castro (baixo)

Fotos: reprodução | Facebook
A The Knickers surgiu com a proposta de fazer um som pesado que circulasse bem e verdadeiramente entre o Hard Rock e o Heavy Metal Clássico. Em 2009 gravaram o primeiro EP, intitulado Motherfucker, que foi lançado no ano seguinte no Forcaos, um dos maiores festivais de rock de Fortaleza. Em 2017 a banda lançou o EP Figth For The Life, que retrata principalmente a luta contra a violência masculina e atualmente a banda está trabalhando na produção do seu primeiro full álbum, com lançamento previsto pra 2022.
DISCOGRAFIA THE KNICKERS
Mothefucker | EP (2009) Fight For The Life | EP (2017)
Em janeiro de 2018 a banda lançou em seu canal do Youtube o videoclipe da música Rock And Roll, quinta faixa do EP Fight for The Life.
Entre os shows de destaque na trajetória da banda podemos citar: abertura da banda sueca Crucified Barbara em Brasília, Festival ForCaos 2013, Festival Maloca Dragão, Festival Garage Sounds 2017, abertura do show da banda Accept em 2018, Festival Ponto.CE, dividindo o palco com Jack The Joker e Sepultura.
Em 2022 a The Knickers fará a abertura do show de Doro Pesch em Fortaleza.

Desde 2016 Alessandra também é baixista da banda de death metal Ankerkeria. A banda foi formada em 2013 na cidade de Fortaleza, pela vocalista Joice Lopes e pelo ex baterista Deivede Souza e tem influências de bandas como Behemoth, Cannibal Corpse, Morbid Angel, Bloodbath, Blood Red Throne, Immortal, Vader, Rebaelliun, Facada, entre outras.

A Ankerkeria é Marcelo Louco (guitarra), Vicente Ferreira (bateria), Joice Lopes (vocal), Felipe Facó (guitarra) e Alessandra Castro (baixo)

Fotos: Reprodução | Facebook
Ankerkeria significa "atrocidade" em basco. A ideia do nome surgiu quando Joice ouviu a palavra enquanto assistia a um noticiário sobre atentados violentos e julgou ser um nome que se encaixava na proposta do projeto.
A banda já se apresentou em grandes festivais na cidade de Fortaleza, como Garage Sounds, ForCaos (2017), Maloca Dragão, ForCaos - edição de 20 Anos (2019). É integrante da ACR - Associação Cultural Cearense do Rock, uma entidade civil sem fins lucrativos fundada em agosto de 1998 e idealizada por jovens integrantes de bandas locais, com o objetivo de promover o rock enquanto um elemento de música, comportamento e transformação. A Associação é responsável pela realização do Festival ForCaos.
Após lançar os elogiados singles Bath Metra e Feeding Fools, a Ankerkeria lançou em fevereiro de 2021 o seu primeiro álbum completo, intitulado Matriarch. O álbum foi lançado de forma independente, conta com 10 faixas e gravado parcialmente em homestudio (guitarra e baixo). A gravação das vozes foi feita no VTM Studio e a bateria no estudio Fader, ambos em Fortaleza. Foi produzido por Felipe Facó, guitarrista da banda, e mixado por Adair Daufembach.
Fotos: Reprodução | Instagram
A principal base conceitual do álbum Matriarch é é a mitologia de Lilith. A ideia é fruto do fascínio por personagens históricos, literários e mitológicos que promovem a inversão do papel de submissão da mulher nos elementos culturais que consumimos, como filmes de terror e capas de álbum de música extrema.
DISCOGRAFIA ANKERKERIA
Bath Metra | Single (2020)
Feeding Fools | Single (2021)
Matriarch | Álbum (2021)
Notei o quanto a mulher é rebaixada e menosprezada tanto pela religião quanto pela cultura popular em geral, transformando as nossas músicas e audiovisual em um ponto de contra cultura, empoderamento e de repúdio a toda instituição que contribui para manter as mulheres oprimidas e sob controle de uma sociedade retrógrada e moralista
Joice Lopes, fundadora da banda Ankerkeria
em entrevista à Rádio Universitária FM
Abaixo você pode conferir no canal da banda o videoclipe da música Baph Metra, faixa de abertura do álbum Matriarch. Para assistir é preciso estar logado e confirmar ser maior de 18 anos.
Em agosto de 2021, Alessandra participou da terceira edição do SHE, projeto exclusivo do Roadie Crew - Online Festival. A ideia da She é promover e estimular a produção criativa feminina na cena de heavy metal do Brasil, e em seu terceiro line-up formada pela vocalista Alinne Madelon (The Knickers), a guitarrista Yasmin Amaral (Eskröta), a baterista Juliana Novo (Crucifixion BR) e a baixista Alessandra Castro (AnkerkeriA), fizeram uma versão de "Monster" da banda L7.

De 2017 a 2019, Alessandra fez parte do time de músicos apoiados pela marca de instrumentos Ibanez e Hartke. eM 2021, foi convidada para compor o do time de baixistas da maior página de baixo elétrico do mundo, a Bass Player United. Recentemente participou de uma collab a convite do guitarrista Diego Linhares, com Mylena Mônaco nos vocais, Diego na guitarra e o baterista Thiago Nogueira, com a música autoral Upgrade.
Alessandra é amante da maquiagem profissional, já maquiou profissionalmente e ministrou cursos de automaquiagem. No seu tempo livre, gosto de séries que têm a maquiagem/arte como relevância, como por exemplo: RuPauls Drag Race e Skin Wars, de pintura corporal.

Para finalizar, segue o vídeo do Playthrough de baixo na música Baph Metra (Ankerkeria), e em seguida o vídeo da participação de Alessandra no Female Power do canal Heavy Talk, falando sobre sua carreira e suas influências femininas no baixo. Dá o play pra conferir!
COLABORE! Siga os perfis da Alessandra de Castro e das bandas The Knickers e Ankerkeria nas redes sociais. Se inscreva no canal do Youtube, curta, comente, compartilhe, recomende! Vamos nessa?
Instagram Alessandra Castro
Youtube
Spotify
Ouça o álbum Matriarch no Spotify